A origem dos memes

Os meme’s são muito famosos na internet, mas vocês sabem quando e como eles surgiram?

De acordo com algumas pesquisas, os memes são tão antigos quanto a humanidade e estão diretamente relacionados com a evolução cultural.

Memes são informações que afetam nosso comportamento e se propagam de forma extremamente rápida. Assim, o meme é o gene cultural que se reproduz.

O termo “meme” foi definido pela primeira vez por Richard Dawkins em 1976 no seu livro “O Gene Egoísta”, e vem da palavra grega “mimeme” (que significa “algo que é imitado”). O livro apresenta a ideia de que qualquer coisa evolui baseada em variedade, seleção e hereditariedade.

E porque os memes se espalham? Alguns se espalham porque são úteis, bons, bonitos ou porque estejam relacionados a poder, medo, crenças, novidade, mas outros se espalham sem que haja nenhuma explicação para que existam.

Memes

Não existe uma fórmula que explique como um meme se espalha. Estudos mostram que existem alguns fatores que favorecem a disseminação de um meme. Os memes que são fáceis de memorizar e reproduzir têm chances maiores de se propagar de forma natural. A simplicidade tende a vencer o caminho da evolução.

Um exemplo clássico é o vídeo “Para Nossa Alegria”, em que dois irmãos estão cantando uma música gospel. O vídeo ficou tão famoso que “para nossa alegria” tornou-se uma expressão e é usada em diferentes ocasiões e contextos.

paranossaalegriadesenho1

Hoje, um dos mais importantes sites do mundo quando nos referimos a memes na internet é o 4chan.org. Seus usuários são anônimos e postam todo tipo de imagens, e uma boa parte dos memes nasceram lá, como os famosos Rage Guy , Fuck Yea , Troll Face , LOL Guy , Challenge Accepted , Forever Alone  e Epic Smiley .

Fonte:

http://www.martha.com.br/uma-brevissima-historia-do-meme/

http://www.techtudo.com.br/curiosidades/noticia/2011/07/os-primeiros-memes-da-internet-conheca-os-primeiros-grandes-hits-da-web.html

http://knowyourmeme.com/memes/fck-yea

http://youpix.com.br/memepedia/a-origem-do-termo-meme-na-internet/

Anúncios

Sobre Diane Braggio

Não sei amar pela metade. Não sei viver de mentira. Não sei voar de pés no chão. Sou sempre eu mesma, mas com certeza não serei a mesma para sempre.
Esse post foi publicado em Uncategorized e marcado , , , , , . Guardar link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s